Cigarros Eletrónicos. Efeitos na Saúde Oral

utilizar-fio-dentario
Como Utilizar o Fio Dentário
11 Julho, 2017
saúde oral doenças cardíacas
Relação entre Saúde Oral e Doenças Cardíacas
11 Julho, 2017
Show all

Cigarros Eletrónicos. Efeitos na Saúde Oral

cigarros eletrónicos efeitos saúde oral

Desde que se criaram estes novos modelos de cigarros, com o propósito de harmonizar o tabagismo e reduzir, não só o fumo provocado pela atividade, como a quantidade de químicos tóxicos largados para o organismo, que se procederam a pesquisas e investigações para avaliar a veracidade dos factos apresentados ao público.

 

Um estudo levado a cabo pela Oncotarget (jornal médico de investigação do ramo oncológico) veio demonstrar que esta alternativa denominada de cigarros eletrónicos e dita menos prejudicial, provoca na realidade, os mesmos efeitos (em alguns casos particulares, efeitos ainda mais prejudiciais) na saúde dos indivíduos.

Em causa está o vapor libertado pelo cigarro eletrónico. Os componentes tóxicos neste contidos, são libertados para a boca podendo causar problemas de saúde oral.

Apesar destes dispositivos não terem tabaco nos seus constituintes apresentam, para além da nicotina, agentes químicos aromatizantes e edulcorantes, que são tóxicos para o organismo em quantidades excessivas.

Ainda não se sabe quais os efeitos a longo prazo que este hábito possa gerar, no entanto, é possível prever e avaliar a situação no presente.

A investigação evidenciada pela Oncotarget analisou a degradação gengival de não fumadores em interação com o tabaco normal e com cigarros eletrónicos com sabor a mentol.

Os resultados foram idênticos em ambos os grupos, deitando por terra a teoria de que são menos prejudiciais para a saúde oral.

 

Tenha em consideração os seguintes aspetos quando fumar um cigarro normal ou eletrónico:

  • O vapor ou fumo proveniente dos cigarros mata até 53% das células da boca de um não fumador em apenas 3 dias. Sim, leu bem. Pense no efeito que fumar durante anos tem para a sua boca e organismo!
  • Os danos provocados podem surtir em doenças tais com gengivite, periodontite, perda de dentes ou cancro oral!

 

Tenha em consideração, cigarros eletrónicos são tão prejudiciais para a Saúde Oral como o tabaco.