Porquê cuidar da sua Saúde Oral?

smartphone-saude-oral-filhos
Um Smartphone pode melhorar a saúde oral dos seus filhos
11 Julho, 2017
Tartaro o que é e como atua
Tártaro. O que é e Como Atua?
11 Julho, 2017
Show all

Porquê cuidar da sua Saúde Oral?

Porquê cuidar da sua Saúde Oral

Muitos são os artigos e alertas frequentes que nos incentivam a ter um cuidado especial com a higiene oral. Quando o assunto se trata de higiene oral, a esmagadora maioria dos artigos e publicidades apresentam exemplos de bocas eximias e esculturalmente trabalhadas. Socialmente, apresentar deformações na cavidade bucal ou mau hálito é fator de rejeição e de afastamento pessoal, podendo levar indivíduos ao afastamento social e até a ganhar depressões.

Mas para além de cuidar da sua higiene por razões de cariz estético e social, sabe porque deve ter um cuidado especial com a sua boca ao longo da vida? Não é somente pelo aspeto físico que se deve manter uma correta rotina oral. Para além de evitar possíveis doenças e infeções, está a garantir um futuro – ironicamente até – “risonho”.

 

A perda de dentes e a má higienização oral ao longo da vida podem provocar, aquando idosos, o aumento de problemas físicos e mentais.

Pesquisas realizadas no Japão sugerem que é importante que os idosos recebam apoio para acompanhamentos e cuidados de saúde dentária adequados.

Manter uma boa saúde oral ao longo da vida permite aos adultos de idade mais avançada evitar uma variedade de problemas de saúde e deficiências. A investigação demostrou que idosos com perda significativa dos seus dentes são menos funcionais, quando comparados com as pessoas que perderam menos dentes.

 

Dentre vários fatores estudados, aqueles que mais contribuem para problemas de saúde oral em idosos correspondem a:

  • Historial médico
  • Histórico de fumador
  • Frequente ingestão de álcool
  • Peso
  • O modo como decorria a rotina

 

Fonte:  American Geriatrics Society.
Artigo publicado no Journal of the American Geriatrics Society: “Tooth Loss and Decline in Functional Capacity: A Prospective Cohort Study from the Japan Gerontological Evaluation Study”
Autores:  Yukihiro Sato, Jun Aida, Katsunori Kondo, Toru Tsuboya, Richard G. Watt, Tatsuo Yamamoto, Shihoko Koyama, Yusuke Matsuyama, Ken Osaka.