Escova de Dentes. Como Limpar a Sua?

mau-halito-halitose
Mau Hálito ou Halitose
10 Julho, 2017
Show all

Escova de Dentes. Como Limpar a Sua?

escova-de-dentes

A limpeza de toda a zona bocal é extremamente importante, mas muitos são aqueles que se descuidam na hora de lavar corretamente a escova de dentes. Conheça como limpar a sua e ter deste modo, um maior cuidado na sua higiene oral.

 

A casa de banho é sem dúvida o local mais contaminado da casa. Tudo a que se deva a higiene é realizado dentro destas quatro paredes, seja tomar um banho, colocar desodorizantes, perfumes, maquilhagens ou fazer descargas da sanita. Cada vez que fazemos um destes processos estamos a contaminar o ambiente da casa de banho, seja de químicos ou de bactérias.

Uma escova de dentes que seja guardada sobre a pia ou num copo sem estar protegida ficará facilmente contaminada por coliformes fecais e até vermes, que se propagam no ar, através das gotículas de água lançadas durante a descarga.

 

Para garantir que a sua escova de dentes fique o mais resguardada possível, tome em atenção as seguintes sugestões abaixo:

  • Antes de escovar os dentes bocheche com agua algumas vezes para retirar os resíduos maiores de comida que possam ter ficado entre os dentes. Isto evita que fiquem presos na escova e entrem em putrefação;
  • Usar fio dentário também é aconselhado para retirar e limpar resíduos acumulados entre os dentes (as suas gengivas agradecem!);
  • Lavar muito bem a escova com água corrente após o uso. Não a enxugue em toalhas da casa de banho, pois também estas estão contaminadas face à limpeza das mãos e da cara.
    Dica: Retire o excesso de água batendo com o cabo da escova de dentes na pia;
  • Borrife a escova com um antissético bucal;
  • Guarde a sua escova num armário ou proteja-a com um protetor de plástico;
  • De todas estas sugestões, talvez a mais fácil e sem dúvida com mais impacto será fazer descargas sanitárias sempre com a tampa fechada, evitando a maior parte da propagação de germes. Fazer a sua limpeza com frequência também é importante.

 

Lembre-se que as escovas de dentes devem ser trocadas sensivelmente de 3 em 3 meses. Se usar um aparelho, deve trocar a sua escova com maior frequência, visto este danificar com maior intensidade o material constituinte da mesma.

Desinfetar a sua escova é essencial. Agora que sabe tudo o que precisa para preservar a qualidade da sua escova de dentes, evite uma enorme variedade de vírus tais como o vírus de herpes ou de hepatite, de bactérias causadoras de problemas gengivais e cáries, ou coliformes fecais e vermes.

Ficou com alguma dúvida? Contacte-nos!