mau-halito-halitose
Mau Hálito ou Halitose
10 Julho, 2017
Cancro oral causas e sintomas
Cancro Oral. Causas e Sintomas
11 Julho, 2017
Show all

Gengivite. Causas e tratamento

gengivite-causas-tratamento

Conheça aqui as causas e tratamentos para a gengivite. Sente as suas gengivas inflamadas mas não sabe a causa? Nós explicamos!

 

Gengivite. O que é?

A gengiva inflamada é muitas vezes sinal de uma gengivite. Esta ocorre quando o tecido da gengiva em redor do dente se encontra inflamado. Esta doença pode afetar diretamente a sua saúde oral e deve ser combatida o mais cedo possível.

Pode observar se apresenta sintomas de gengivite quando existe sangramento das gengivas durante o processo de escovação ou quando se consomem alimentos mais duros.

 

O que provoca?

Muitas vezes este inchaço do tecido da gengiva é causado pela acumulação de placa bacteriana, sinais de uma má higienização oral. Estas bactérias produzem ácidos

 que atacam o esmalte dos dentes e deterioram as gengivas.

Outras causas possíveis para a gengivite estão associadas a vícios narcóticos (tabaco), determinados medicamentos e doenças genéticas (diabetes, HIV).

Sendo muitas vezes indolor, é comum o portador da doença não realizar qualquer tratamento e a doença pode progredir para uma periodontite. A periodontite é um

a das principais causas de perda da dentição nos adultos.

Tanto a gengivite como a periodontite são reversíveis e devem ser combatidas por tratamentos odontológicos para serem curadas totalmente!

 

Como tratar?

Quando a gengiva já se apresenta muito inflamada, dorida e com algum inchaço deve recorrer imediatamente a uma consulta de odontologia. Somente o seu dentista conseguirá remover toda a placa bacteriana existente no tecido gengival.

O mesmo irá aconselhar e alertar sobre os cuidados a ter no futuro com a sua higiene bucal e utilizará técnicas que lhe darão garantias de uma boa saúde oral.

 

Como prevenir?

A Medicis disponibiliza-lhe algumas dicas e cuidados a ter para prevenir a inflamação das gengivas e consequente gengivite:

  • Utilizar fio dentário pelo menos uma vez por dia (Muito importante! O fio dentário limpa regiões onde as cerdas da escova não chegam!)
  • Escovar os dentes com uma escova de cerdas suaves, após as refeições.
  • Utilize uma pasta de dentes indicada para si e com boa dosagem de flúor. Deste modo fortalece os dentes e previne os danos provocados pela placa bacteriana.
  • Após a escovagem utilize um elixir antibacteriano sem álcool.

 

Se começar a ter em conta estas sugestões e as suas gengivas continuarem a sangrar durante algum tempo não desespere! Leva tempo até combater toda a placa bacteriana e as suas gengivas restituírem as suas propriedades.

Se mesmo assim os sintomas perdurarem, é possível que apresente já um estágio avançado de gengivite e deve consultar o seu dentista.

Quanto mais avançada estiver a doença mais complexo será o tratamento. O melhor será sempre prevenir e realizar consultas periódicas ao seu dentista

Aconselhe-se connosco para saber qual o melhor tratamento a realizar.