Alimentos que Comprometem a Saúde Oral
Alimentos que comprometem a Saúde Oral
11 Julho, 2017
Show all

Gravidez e a Higiene Oral

higiene oral na gravidez

A higiene oral é medida preventiva mais eficaz para evitar infecções da cavidade oral. A mãe pode infectar o bebé por meio de microrganismos provenientes de doenças infecciosas como a cárie dentária e doenças periodontais.

 

As alterações hormonais são também um factor que aumenta o risco de gengivite, uma vez que podem potenciar a secura na boca. A diminuição de saliva aumenta o risco de infecção bacteriana e de placa dentária. A infecção bacteriana na boca, durante a gravidez, pode espalhar-se ao resto do organismo.

Em casos mais graves, as infecções podem causar partos prematuros, influenciar o peso do bebé e aumentar o risco de diabetes e pré-eclampsia na mãe durante a gravidez.

Também depois da gravidez, a falta de saúde oral e do respectivo tratamento pode resultar em risco para a mãe e para o bebé. A saúde oral da mãe é fundamental, após o nascimento do bebé. No caso de a mãe ter infecções bacterianas provocadas por cáries ou gengivites, estas facilmente passarão para a boca do bebé através do beijo, de utensílios de cozinha partilhados (colheres, copos, etc.) e da manipulação da chupeta.

Também os conhecidos desejos por doces ou comidas gordurosas durante a gravidez são também um factor de risco para o surgimento de cáries.

Agora que são dois, tem que ter atenção redobrada aos seguintes factores:

  • Gengivas vermelhas ou inflamadas
  • Sangramento das gengivas
  • Dor ao mastigar
  • Sensibilidade dentária

 

Caso tenha que se dirigir ao Dentista, conhece os tratamentos que pode fazer?

Pode realizar todo o tipo de tratamentos, mesmo que necessite de anestesia. Uma infecção oral é mais prejudicial para o bebé do que o tratamento dentário. O ideal seria fazer consulta de medicina dentária antes da gravidez a fim de evitar infeções orais durante este período. As consultas devem ser de curta duração preferencialmente de manhã, sendo mais indicado o segundo trimestre da gestação.

Se pretender, pode marcar a sua consulta aqui.