Importância da Água para a Saúde Oral

saúde oral doenças cardíacas
Relação entre Saúde Oral e Doenças Cardíacas
11 Julho, 2017
piercing oral disfunção temporomandibular
Piercing Oral e a Disfunção Temporomandibular
11 Julho, 2017
Show all

Importância da Água para a Saúde Oral

Importância da Água para a Saúde Oral

Hoje celebra-se o dia mundial da água e como tal, é importante perceber o quão indispensável é esta substância para todos nós. A água é sem dúvida o bem mais precioso à vida, sendo também o bem mais importante para a sua manutenção. Para além das razões óbvias e conhecidas, vamos apresentar-lhe quais os benefícios desta na sua higiene oral.

 

Beber cerca de 1,5 litros de água por dia ajuda a manter, não só os níveis desta no organismo como também ajuda na prevenção do mau hálito!

Ao ingerir quantidades de água aceitáveis por dia irá manter o corpo hidratado, manter os corretos níveis de minerais no organismo, irá facilitar a filtragem nos rins, entre tantos outros parâmetros funcionais do corpo. Essa mesma hidratação irá estimular a salivação, que consequentemente ajudará na limpeza de toda a boca e dentes, prevenindo maus cheiros da cavidade bucal.

Tente evitar alimentos ou químicos que podem causar a sensação de boca seca, tais como o tabaco, alimentos salgados ou medicação (se não for estritamente necessária para tratar outros problemas de saúde). Diabetes ou problemas hormonais e neurológicos tais como a ansiedade ou o stress também podem gerar essa sensação, podendo levar ao aparecimento de aftas, ou problemas como a estomatite.

 

No que diz respeito à higiene oral, a água apresenta-se como um importante agente devido à:

  • Presença de fluor nos seus minerais constituintes, ajudando na prevenção de cáries;
  • Saliva, que sendo beneficiada pela ingestão de água ajuda na digestão, eliminação de bactérias e prevenção de mau hálito;
  • Limpeza de bocados de comida entre os dentes durante o processo de ingestão;
  • Ao beber água evita beber outros líquidos prejudiciais para os dentes e para a saúde, tais como refrigerantes ou bebidas alcoólicas.

 

Celebramos um dia simbólico, porém este dever ser levado em conta todos os dias. Decidimos deixa-lhe algumas dicas para poupar água e assim evitar gastos desnecessários:

  • Feche a torneira ao lavar os dentes. Não tem necessidade de ter a água a correr enquanto escova os dentes. Para além disso, a escovagem é mais completa se não estiver a competir contra o tempo para poupar a água que está a correr da torneira;
  • Use um copo para bochechar durante a escovagem;
  • Evite banhos de imersão;
  • Encha a capacidade dos seus aparelhos de roupa e loiça para rentabilizar o gasto.

 

Com pequenos gestos, todos juntos podemos fazer grandes diferenças. Lute por um mundo mais sorridente! O que se faz de melhor no mundo, nós fazemos na Medicis.

Marque já o seu check-up dentário e proteja o seu sorriso!

Estou feliz, Sou Medicis