Relação entre Saúde Oral e Doenças Cardíacas

cigarros eletrónicos efeitos saúde oral
Cigarros Eletrónicos. Efeitos na Saúde Oral
11 Julho, 2017
Importância da Água para a Saúde Oral
Importância da Água para a Saúde Oral
11 Julho, 2017
Show all

Relação entre Saúde Oral e Doenças Cardíacas

Relação entre Saúde Oral e Doenças Cardíacas

Não cuidar da sua saúde oral pode incorrer em doenças cardíacas!

 

Sim leu bem, não cuidar da sua saúde oral pode levar a consequências graves para o seu organismo. Como sabe, as infeções causadas pela placa bacteriana no tecido gengival podem alastrar por todo o corpo, tal como qualquer outro tipo de infeção.

A infeção existente na raiz de um dente aumenta o risco de doença arterial coronária segundo um estudo realizado pela Universidade de Helsínquia. Infelizmente este tipo de infeções são bastante comuns e são na maior parte das vezes descobertas por mero acaso num raio-x ou numa tomografia aos dentes.

 

Quais as causas?

As cáries são os principais canais que levam ao desenvolvimento desta doença, podendo desenvolver-se em periodontites num estágio mais avançado. A ocorrência destas infeções para além de problemas da deterioração do complexo bucal, está também relacionada com doenças como a diabetes.

 

O estudo

Os investigadores deste estudo descobriram nas análises efectuadas ao sangue dos pacientes, a existência de um elevado nível de soro de anticorpos diretamente relacionados com bactérias comuns que causam estas infeções orais. Este fator levou à conclusão que estas infeções também afetam outras partes do corpo.

Outro fator preocupante observado foi que, dos 508 pacientes em estudo com sintomas cardíacos, e após serem examinados com tomografias panorâmicas nos dentes, 58% sofriam de uma ou mais lesões inflamatórias.

 

Observações:

As doenças cardíacas são responsáveis por 30% das mortes a nível mundial.

Os principais sintomas de doenças coronárias são a dor de peito que pode alastrar para o braço esquerdo, náuseas e falta de ar.

Estas doenças podem ser prevenidas através de uma dieta saudável, exercício físico e não fumar.

Tratar devidamente os seus dentes e prevenir infeções orais, evitando desse modo a fragilização das defesas do organismo também é uma importante medida preventiva.

 

Se pretende marcar um check-up dentário de modo a averiguar a sua situação, contacte-nos!

Estou Feliz, Sou Medicis.