Um Smartphone pode melhorar a saúde oral dos seus filhos

Cancro Oral, Prevenção e Curiosidades
Cancro Oral, Prevenção e Curiosidades
11 Julho, 2017
Porquê cuidar da sua Saúde Oral
Porquê cuidar da sua Saúde Oral?
11 Julho, 2017
Show all

Um Smartphone pode melhorar a saúde oral dos seus filhos

smartphone-saude-oral-filhos

Não é brincadeira, filmar-se a si e aos seus filhos pode ser divertido e bastante lúdico! Ensine-os de uma maneira divertida as bases que necessitam para tornarem a higiene oral um hábito divertido e não uma obrigação!

 

De acordo com um estudo realizado, tirar selfies e captar vídeos a escovar os dentes pode ajudar as pessoas a aprender e melhorar as técnicas relativas à saúde oral, para além de que permite um maior tempo de escovagem.

Enquanto a maioria das pessoas têm a capacidade, motivação e vontade de escovar os dentes corretamente, muitas atribuem a esta atividade algo enfadonho e como obrigação. Estes comportamentos levam a que muitas vezes se utilizem técnicas impróprias e um tempo deficiente de escovagem.

Mesmo aqueles que têm motivação para tratar da sua higiene oral podem utilizar técnicas impróprias, que tornadas numa rotina de movimentos são difíceis de combater.

Neste estudo, os investigadores verificaram que houve um aumento na precisão, no número de escovações e uma melhoria global de 8% na técnica de escovagem.

 

Usando o seu smartphone e um selfie stick pode captar momentos divertidos e lúdicos durante a sua higiene oral. Faça-o acompanhado do seu parceiro ou dos seus filhos! Para além de gerar muita risada e guardar estes momentos consigo, poderá perceber os movimentos que realmente efetua no seu processo de escovagem, podendo posteriormente corrigi-los e torna-los em hábitos.

 

Segundo Lance T. Vernon, um instrutor sénior na Case Western Reserve University School of Dental Medicine e co-autor do estudo, “para mudar os comportamentos de escovagem, que são hábitos enraizados na memória muscular, pode levar muito tempo e aconselhamento”. Muitas vezes a escovagem dos dentes é aprendida e praticada sem supervisão adequada.

A ação de filmar em formato de selfie pode criar excelentes hábitos de higienização para os seus filhos, ou alterar os hábitos enraizados, fazendo com que os participantes reforcem as mudanças de comportamento, incluindo o processo de formação da memória e de associação, criando nova memória muscular.

O vídeo e a fotografia são cada vez mais utilizados no ramo médicos. Ajudam a avaliar, monitorar e determinar a progressão de doenças e a eficácia dos seus tratamentos.

Esta estratégia evidencia o começo do uso das tecnologias pessoais para criar novos hábitos e aprendizagens de um modo simples, divertido e em família.

Nesta ordem, permite também ajudar os médicos dentistas e os pacientes a concentrarem-se mais na prevenção do que em corrigir problemas.

 

Fonte: Case Western Reserve Un  –  Indian Journal of Dental Research