Tártaro. O que é e Como Atua?

Porquê cuidar da sua Saúde Oral
Porquê cuidar da sua Saúde Oral?
11 Julho, 2017
perda-dentes-causas-consequencias
Perda de Dentes. Causas e Consequências
11 Julho, 2017
Show all

Tártaro. O que é e Como Atua?

Tartaro o que é e como atua

Todos nós queremos ter aquele sorriso perfeito, branquinho e brilhante, mas para tal é necessário ter cuidados com a higiene oral.

O tártaro é um dos problemas mais frequentes na saúde oral e depois de formado só pode ser removido por intervenção de um dentista, através de processos de raspagem, realizado com instrumentos próprios para o efeito.

 

O que é?

O tártaro, também conhecido por cálculo dental, consiste na acumulação da placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes e gengivas. Esta acumulação de bactérias permite uma maior deterioração dos dentes e tecidos gengivais, visto que a escovagem e o uso de fio dentário não irão conseguir removê-las.  Deste modo a placa bacteriana terá mais espaço para atuar e se este problema não for regularmente tratado pode levar ao aparecimento de cáries e gengivites.

 

Existem dois tipos de tártaro

O Tártaro Supragengival que tal como o nome indica, encontra-se acima das gengivas, nas extremidades próximas aos dentes. Este tipo de tártaro pode ser facilmente identificado face à cor amarelada presente no término das gengivas em contacto com esmalte dos dentes.

O Tártaro Subgengival encontra-se abaixo da borda gengival, e é mais evasivo visto que destrói a gengiva por dentro, sendo difícil de visualizar o seu desenvolvimento. Este apresenta uma consistência mais firme e possui uma cor esverdeada ou enegrecida face à deterioração do dente e tecido gengival.

 

O tártaro também é um problema estético!

O aspeto deixado pelo tártaro pode criar problemas sociais e de auto-estima.

Sendo uma superfície porosa, absorve facilmente todo o tipo de químicos e alimentos ingeridos. Para fumadores ou consumidores de café este problema torna-se mais evidente face à absorção das suas propriedades.

Para combater esses problemas previna! A remoção da placa bacteriana é um processo simples e rápido, e previne o desenvolvimento continuo da placa. Após tratamento basta ter cuidados higiénicos como a escovagem e o uso de fio dentário para retardar o desenvolvimento do problema. Visitas regulares ao dentista, de entre uma a duas vezes por ano também o irá ajudar a prevenir este e outros problemas adjacentes à sua saúde oral.