fbpx
odontopediatria o que é
Odontopediatria. O que é?
11 Julho, 2017
Gravidez e a Higiene Oral
Gravidez e a Higiene Oral
12 Julho, 2017
Show all

Alimentos que comprometem a Saúde Oral

Alimentos que Comprometem a Saúde Oral

Neste artigo apresentamos-lhe a lista de alimentos que danificam a sua dentição e que comprometem deste modo a saúde oral. Na sua maioria, a composição destes apresenta características ácidas, com baixo pH, provocando a erosão no esmalte dos dentes e formando cáries onde existe a acumulação de açúcar.

 

Muitos dos alimentos aqui representados são recomendados para melhorar vários aspetos referentes à saúde do organismo e bem-estar. No entanto, tudo o que seja em demasia, acaba por provocar mais danos do que propriamente levar a melhores resultados. O essencial é moderar a quantidade dos alimentos a ingerir e após refeições proceder sempre à correta higienização da boca, promovendo deste modo não só a sua saúde oral, como a de todo o seu organismo.

De modo a repor o pH da boca, ingerir um copo de água pode ajudar, não só a lavar a boca e remover partículas destes alimentos, como promover a salivação e consequente reposição dos níveis normais de acidez da boca.

 

Os alimentos que podem comprometer a saúde oral são:

 

Frutas ácidas (cítricas) – Laranjas, limões, entre outros citrinos, são essenciais para a saúde do organismo, porém devem ser consumidos com moderação face à sua acidez. O ácido presente nestas frutas deixa o esmalte dos dentes fragilizado, sendo aconselhável beber um copo de água para restabelecer o pH da boca mais rapidamente. Se tomar sumos destas frutas, um truque que poderá ajudar é o uso de palhinha, diminuindo a área e número de dentes em contacto.

Conservas – Tal como os citrinos, os pickles são um exemplo de alimento bastante ácido e agressivo para os dentes.

Café – O café faz parte da rotina de milhões de pessoas em todo o mundo, sendo das bebidas mais consumidas diariamente. Tendo uma grande quantidade de antioxidantes e sendo um estimulante, a cafeina torna-se num bom hábito quando não tomada em grandes dosagens. Porém, apresenta um potencial de coloração bastante elevado, promovendo o aparecimento de manchas nos dentes. Beber mais de 2 cafés por dia pode gerar coloração amarela nos dentes, para além de que em quantidades superiores, já apresenta efeitos nocivos para o organismo. Outro fator negativo é tomar café com açúcar.

Refrigerantes – Os refrigerantes são sem dúvida das piores bebidas que se podem ingerir. Fazem tanto mal ao organismo como aos dentes e não apresentam nenhum valor nutricional. Para além de ácidos, os que são gaseificados vão corroer ainda mais os dentes. Esta ação de fragilização em conjunto com o açúcar presente nos refrigerantes, vai promover o desenvolvimento da placa bacteriana, atuando com muito mais eficácia face à fragilização do esmalte.

Alimentos pegajosos – Caramelos, gomas, pastilhas e guloseimas são bastante apreciados pelos jovens. Ricas em açúcar, são um prato cheio para as bactérias que provocam cáries, principalmente porque são ingeridas entre as refeições, momento em que a higiene bucal não é feita.

Alimentos ricos em carbohidratos – São o caso das batatas, pão, feijão e cereais. Estes alimentos contêm amido, substância que adere facilmente aos dentes. A produção de ácido lático por fermentação do amido promove rapidamente o desenvolvimento de cáries. Se realizar uma correta higienização após a sua ingestão, não serão considerados alimentos que comprometam a saúde oral.

Álcool – O álcool apresenta substâncias que corroem os tecidos gengivais, bochechas e dentes. Como agravante, desidrata a boca, levando à redução do fluxo de saliva e promovendo o aparecimento de infeções bucais.

 

Tenha sempre em atenção os riscos que corre quando ingere certos tipos de alimentos, principalmente alimentos ricos em açúcares como os refrigerantes e as guloseimas. Por muito cuidado que tenha com a higiene oral, a saúde do seu organismo estará sempre comprometida.

Promova uma vida ativa, cheia de sorrisos e hábitos saudáveis. Nós podemos ajudar e aconselhar!

Se pretender realizar algum diagnóstico preventivo fale connosco!