fbpx
piercing oral disfunção temporomandibular
Piercing Oral e a Disfunção Temporomandibular
11 Julho, 2017
Cuidados a Ter Com o Aparelho Ortodontico
Cuidados a ter com o Aparelho Ortodôntico
11 Julho, 2017
Show all

Chocolate? Esta Páscoa Sorria!

Chocolate Esta Páscoa Sorria

Com a Páscoa a chegar, começam também a aparecer em todas as montras aqueles deliciosos doces, chocolates, ovos e bombons, de tal modo que quando damos por ela estamos a dar uma dentada prazerosa em algum pedaço, matando a saudade e também a gula. Com tanta propaganda e provas à tentação nesta época festiva, muitas pessoas acabam por exagerar nas doses de açucares ingeridos, esquecendo-se também dos cuidados a ter com os dentes.

Sendo quase impossível resistir a um docinho, a Medicis pretende deixar o leitor mais descansado na hora de comer chocolate.

 

O inimigo é o açúcar!

Possivelmente já ouviu referências de que o “chocolate não engorda” ou que o “chocolate faz bem à saúde”. A verdade é que podemos concordar de certo modo com estas expressões. O grande problema que o chocolate apresenta para a saúde oral deve-se na sua totalidade ao açúcar, gorduras e aos conservantes adicionados no mesmo.

Os açucares favorecem bastante o aparecimento da placa bacteriana por terem componentes essenciais ao seu crescimento. A decomposição destes açucares pelas bactérias irá criar ácidos, responsáveis pelo inicio da formação da cárie.

 

As propriedades do Cacau

O chocolate meio amargo ou preto é, segundo os especialistas, o mais indicado para se comer. Como a concentração de cacau é grande nestes tipos de chocolates, a adição de açúcar não é tao concentrada como outros, não causando tantos danos aos dentes.

Chocolates como o branco, com recheio ou caramelo são os menos indicados para consumo, face às grandes concentrações de açúcar na sua composição.

Relativamente ao cacau, pode-se dizer que este no seu estado mais puro possível apresenta agentes anticáries, podendo ajudar também no combate à formação de tártaro. Chocolate com 70% de cacau ou mais na sua composição é considerado saudável e pouco perigoso para a saúde oral, representando ainda efeitos positivos para a saúde do organismo.

 

Importante escovar os dentes

Apesar das qualidades que o cacau apresenta, é necessário apresentar cuidados após a sua ingestão, tal como a de qualquer outro alimento, pelo que se deve escovar os dentes assim que se terminar de comer.

É importante perceber que o chocolate que consumimos não é constituído de cacau puro, pois é acrescido de leite, gorduras e açúcares, sendo esses os agentes que irão atuar no imediato e desenvolver a placa bacteriana.

 

Saiba que:

  • A quantidade de chocolate ingerida não é um fator que aumenta o risco de cáries. O problema é o número de vezes que se ingere chocolate ao longo do dia. As bactérias atuam na boca logo após as refeições. É por isso fundamental escovar os dentes no fim das mesmas. Coma o chocolate que quiser, mas tente fazê-lo num horário específico, preferencialmente após as refeições. Assim irá escovar os dentes apenas uma vez nesse período.
  • Se usar aparelho ortodôntico deve ter especial atenção quando comer chocolate e redobrar os cuidados de higienização. De preferência evite o seu consumo.