fbpx
Chocolate Esta Páscoa Sorria
Chocolate? Esta Páscoa Sorria!
11 Julho, 2017
odontopediatria o que é
Odontopediatria. O que é?
11 Julho, 2017
Show all

Cuidados a ter com o Aparelho Ortodôntico

Cuidados a Ter Com o Aparelho Ortodontico

Com este artigo descubra algumas dicas que o levarão a melhorar os seus hábitos durante o tempo do processo levado a cabo pelo aparelho ortodôntico.

Os cuidados com a higiene bucal e o acompanhamento periódico de um profissional especializado são essenciais para a manutenção da saúde oral. Só desta maneira é possível apresentar resultados mais rápidos e eficazes. Essas são as principais formas de prevenção de eventuais complicações. Porém também o papel do paciente e seus hábitos são essenciais para que esses resultados esperados surjam.

 

Evite comer certos alimentos

É importante ter em consideração dois aspetos durante o uso de aparelho ortodôntico. A textura e composição dos alimentos podem danificar a sua estrutura ou atrasar o tratamento.

Evite frutos secos, torrões ou qualquer outro tipo de alimentos que sejam duros e possam danificar o seu aparelho. Evite também produtos pegajosos como pastilhas ou caramelos, alimentos fibrosos como a manga ou com grandes quantidades de açúcar.

 

Tenha os seus hábitos de higiene redobrados

As peças do aparelho ortodôntico acumulam bastantes vestígios de alimentos e de bactérias, pelo que é preciso escovar os dentes de forma cuidada sempre após as refeições.

 

Efetue uma escovagem completa

Bocheche bem a boca antes de escovar os dentes para remover a maior quantidade de restos de alimentos possível.

Veja aqui os passos para uma correta escovagem da zona bucal.

Não esquecer de usar fio dentário para remover os últimos vestígios que possam estar presos no aparelho ou entre os dentes, ou até mesmo os escovilhões!

 

Evite mexer no aparelho

Sendo o aparelho ortodôntico um corpo estranho na boca é normal querer explorar todo o aparelho com a língua ou com os dentes. No entanto, não deve de forma alguma mexer no aparelho, pois pode desajustar a posição das peças, retardando ou anulando o efeito que este deveria de estar a fazer.

 

Aconselhe-se com o seu dentista sempre que surgir alguma dúvida sobre a sua saúde oral. Caso queira esclarecer alguma dúvida ou pretenda saber mais sobre o percurso a realizar aquando do uso de um aparelho ortodôntico não hesite em falar connosco.