A gengiva inflamada é muitas vezes sinal de uma gengivite. Esta ocorre quando o tecido da gengiva em redor do dente se encontra inflamado. Esta doença pode afetar diretamente a sua saúde oral e deve ser combatida o mais cedo possível.
Pode observar se apresenta sintomas de gengivite quando existe sangramento das gengivas durante o processo de escovação ou quando se consomem alimentos mais duros.
Muitas vezes este inchaço do tecido da gengiva é causado pela acumulação de placa bacteriana, sinais de uma má higienização oral. Estas bactérias produzem ácidos que atacam o esmalte dos dentes e deterioram as gengivas.
Outras causas possíveis para a gengivite estão associadas a vícios narcóticos (tabaco), determinados medicamentos e doenças genéticas (diabetes, HIV).
Sendo muitas vezes indolor, é comum o portador da doença não realizar qualquer tratamento e a doença pode progredir para uma periodontite. A periodontite é uma das principais causas de perda da dentição nos adultos.
Tanto a gengivite como a periodontite são reversíveis e devem ser combatidas por tratamentos odontológicos para serem curadas totalmente!
Quando a gengiva já se apresenta muito inflamada, dorida e com algum inchaço deve recorrer imediatamente a uma consulta de odontologia. Somente o seu dentista conseguirá remover toda a placa bacteriana existente no tecido gengival.
O mesmo irá aconselhar e alertar sobre os cuidados a ter no futuro com a sua higiene bucal e utilizará técnicas que lhe darão garantias de uma boa saúde oral.
Se começar a ter em conta estas sugestões e as suas gengivas continuarem a sangrar durante algum tempo não desespere! Leva tempo até combater toda a placa bacteriana e as suas gengivas restituírem as suas propriedades.
Se mesmo assim os sintomas perdurarem, é possível que apresente já um estágio avançado de gengivite e deve consultar o seu dentista.
Quanto mais avançada estiver a doença mais complexo será o tratamento. O melhor será sempre prevenir e realizar consultas periódicas ao seu dentista.
Aconselhe-se connosco para saber qual o melhor tratamento a realizar.