Este ramo da odontologia requer um cuidado especial. Os pequenos necessitam de maior atenção e confiança para que a visita ao médico dentista seja agradável e até divertida.
Deste modo, nas clínicas, o ambiente deve ser atrativo, ajudando a criança a sentir-se confiante e descontraída.
É importante nestas consultas que os pais conversem com o odontopediatra sobre qualquer experiência negativa que a criança tenha tido para este saiba ajuda-la a lidar com esse medo e os tratamentos ocorram da melhor maneira possível.
Acompanhamento ortodôntico preventivo – Previne precocemente ou trata problemas desde o seu inicio, tais como o mau posicionamento e a má oclusão dentária.
Tratamento de cáries – As crianças ingerem cada vez mais doces e guloseimas com enormes quantidades de açúcar. Isto aliado a uma má escovagem resulta no aparecimento de cáries, podendo levar à perda precoce dos dentes de leite, levando a consequências negativas face ao posicionamento e alinhamento da dentição definitiva.
Fornecimento de Flúor – Este é um importante componente na prevenção das cáries, que deve ser tomado até sensivelmente aos 16 anos. Nas consultas de odontopediatria, o Médico Dentista define as dosagens a tomar e os respetivos modos de administração destas.
Prevenção e instrução para a saúde oral – O Odontopediatra sensibiliza não só as crianças como os pais para uma correta higienização oral e consequente prevenção do aparecimento da placa bacteriana.
Se pretende marcar uma consulta de odontopediatria para o seu(ua) filho(a) com um profissional especializado, contacte-nos!